Virtus Análises Veterinárias

INFO DO ESPECIALISTA

Todo o processo da doação de sangue felino é feito de forma cuidadosa e obedece a critérios rígidos. Em cada doação é retirado um pouquinho de sangue, num processo não doloroso e que também não demora muito. Para isso, faz-se necessário o uso de sedativo, e nada melhor que um especialista para fazê-lo.

Com a palavra, nosso colega e amigo, especialista Dr. Alexsandro Teixeira, graduado em Medicina Veterinária pela UCS e residência em anestesiologia pela UPF.

"O objetivo da tranquilização/sedação em gatos visa diminuir o estresse e ansiedade, facilitando assim a manipulação e reduzindo os riscos tanto para o animal quanto para o médico veterinário.

A tranquilização/sedação pode ser obtida através do emprego de fármacos tranquilizantes ou sedativos, escolhidos pelo médico veterinário com base em cada caso, respeitando seu período de ação, que geralmente é de 15 minutos, para dar início a manipulação do animal.

O acompanhamento por profissional capacitado é fundamental para o sucesso da técnica e o mais breve retorno as atividades normais do animal."